sexta-feira, 24 de abril de 2009

Biblioteca Digital Mundial | World Digital Library Project

A Unesco lançou oficialmente, nesta terça-feira, o site da Biblioteca Digital Mundial, em que é possível navegar pelo excepcional acervo de livros, manuscritos e documentos visuais e sonoros procedentes de bibliotecas e arquivos do mundo todo. Reproduções das mais antigas grafias e fotografias estão entre os vários documentos raros apresentados em sete idiomas (árabe, chinês espanhol, francês, inglês, português e russo). O lançamento aconteceu na sede parisiense da Unesco, na presença de seu diretor-geral Koichiro Matsuura, e de James H. Billington, diretor da Biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos, idealizador do projeto.

Site para cálculos editoriais



O site da empresa distribuidora de papel SPP-NEMO foi feito para facilitar a vida de nós designers e produtores gráficos. Ele criou uma área dedicada a cálculos editoriais. 

Tudo de uma forma bem didática e de fácil entendimento.
Entre os cálculos estão: tabela de cortes, aproveitamento de papel para folhetos retangulares, lombada de livros e quantidade de papel para livro e revista (folha e bobina). 

Acesse o site em:http://www.sppnemo.com.br/principal.cfm?tela=calculo

Exposições em Arte-eletrônica

1ª - MODOS ELETRÔNICOS: Nesta exposição será apresentado um panorama dos projetos de arte e tecnologia do artista paraibano, Christus Nóbrega, professor do Instituto de Arte da Universidade de Brasília.

* Período: de 25 de abril a 31 de maio de 2009.
* Visitação: terça a sexta - 9h às 17h; sábados e domingos - 10h às 18h.

Mais informações no site do governo de João Pessoa
.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Descrevendo a tipografia : compreendendo como as letras funcionam

Palestra e conversa com Catherine Dixon [Central St. Martins School of Art and Design, University of the Arts London, Reino Unido]
 
27 de abril de 2009 (segunda-feira)
das 9h00 às 13h00
FAU Maranhão
sala 12

Nesta palestra, a designer e professora da Central Saint Martins School of Art and Design (Londres) falará sobre seu trabalho com descrição da tipografia em termos de suas características visuais, e demonstrará por que a descrição é uma etapa chave para uma melhor compreensão e análise do design de tipos praticado no passado e no presente. Espera-se que uma melhor compreensão desta questão leve a discussões mais profundas e proveitosas a respeito do design de tipos e do letreiramento, ou do design de letras de uma forma geral. 

Catherine Dixon é doutora pela Open University, designer, pesquisadora e professora, e curadora do Central Lettering Record, na Central St. Martins School of Art and Design, University of the Arts London, Reino Unido. Autora de diversos artigos sobre design gráfico, letreiramento e tipografia, co-autora (com Phil Baines) do livro 'Signs: lettering in the environment' (Laurence King 2003) e de diversos trabalhos de design editorial, incluindo a premiada série 'Great Ideas', da Penguin Book.

FAU Maranhão
Rua Maranhão, 88
Higienópolis
Tel.3257-7837/3257-7688/3257-7986/3256-7341

terça-feira, 14 de abril de 2009

Exposição Andrea Palladio 500 anos depois

A exposição traz 42 peças de 28 artistas italianos que revisitaram, através das técnicas gráficas (litografia, xilografia e gravura), a obra do arquiteto da República de Veneza no V Centenário de seu nascimento. Concluindo esta viagem quase onírica, serão expostas seis pranchas (litografias) que reproduzem desenhos do próprio Palladio e material ilustrativo como: DVD, imagens e livros. O trabalho de pesquisa do arquiteto Joubert Lancha enriquece a exposição com 22 modelos desmontáveis e o lançamento da tradução brasileira do tratado sobre a arquitetura. 

Curadores: Joubert Lancha e Giancarlo Busato

Informações

Data: quinta-feira, 16 de abril de 2009 - sexta-feira, 15 de maio de 2009

Horários: de segunda á sexta das 09h00 às 19h00

Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro Histórico (Prédio 1) Rua Itambé, 45

Organizado por: Istituto Italiano di Cultura,Universidade Presbiteriana Mackenzie

Em colaboração com: Stamperia d´Arte Busato, CISA Palladio Vicenza

informações: (11) 2114.8661

domingo, 12 de abril de 2009

Prêmio Abre de Design & Embalagem

Estão abertas as inscrições para a nona edição do "Prêmio Abre de Design & Embalagem", promovido pela Abr (Associação Brasileira 
de Embalagem). O concurso tem como principal objetivo incentivar o 
desenvolvimento e aprimoramento da embalagem nacional. Podem 
participar embalagens criadas e/ou produzidas no país, e que tenham 
circulação no território nacional. O concurso está dividido nos módulos "Embalagem", "Design gráfico", "Design estrutural", "Tecnologia de materiais, conversão e impressão, "Marketing" e "Especial". Este último se divide nas categorias "Estudante", "Voto Popular", "Empresa do Ano" e "Personalidade do Ano". Os estudantes interessados deverão apresentar mockups que não tenham tido seus direitos de propriedade intelectual industrial cedidos a empresas nem sido industrializados. As inscrições vão até o dia 26 de junho e a taxa é R$ 320,00 para a primeira inscrição, R$ 260,00 para a segunda e R$ 200,00 para as demais, desde que todas sejam efetuadas pelo mesmo participante. A participação das embalagens inscritas nas Categorias do Módulo Especial é gratuita. Os participantes vencedores nas diversas categorias receberão troféus e menções honrosas, além do direito de utilização do selo "Embalagem Premiada". Regulamento, inscrições e mais informações no site da Abre: www.abre.org.br.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Novas Palestras na Bienal de Design


9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico de 7 de março a 17 de maio no Centro Cultural São Paulo


ADG-Brasil www.adg.org.br


Tipocracia: 6 anos www.tipocracia.com.br

17/04 (sexta) 19h | Crystian Cruz

Tipografia 2.0? recursos OpenType e outras tendências

Hoje em dia a tecnologia tem um papel fundamental no processo de criação e uso de novas fontes. Type designers estão quebrando os paradigmas na forma de utilizar os recursos avançados de OpenType, possibilitando novas relações entre tipografias e o conteúdo da mensagem. Este tema faz parte da recente pesquisa realizada por Crystian Cruz como parte do Mestrado em Typeface Design em Reading-UK, e busca discutir as novas tendências em design de tipos na era da Web 2.0.

Crystian Cruz é designer gráfico formado pela PUC-PR em 1999. Trabalha como diretor de arte na Editora Abril, com passagens pelas revistas Placar, Quatro Rodas e INFO. Desde outubro passado está no Reino Unido cursando o mestrado de Typeface Design na University of Reading. Desde 2001 presta consultoria em tipografia pra diversas editoras e estúdios de design. Autor das tipografia Brasilêro, premiada e publicada em diversos livros e revistas no Brasil e Estados Unidos, além de desenvolver projetos tipográficos para revistas como Quatro Rodas, Viagem & Turismo, Vip, Nova, Casa Claudia, InfoCorporate e Mundo Estranho. Participou com trabalhos premiados das 6ª, 7ª e 8ª Bienal de Design Gráfico da ADG (categorias tipografia, design promocional e design editorial) e também dos 28º, 29º, 30º e 31º Prêmio Abril de Jornalismo em Revistas.


18/04 (sábado) 16h | Fabio Haag Typedesign: 24h por dia, 7 dias por semana Fabio falará sobre sua experiência como typedesigner da Dalton Maag, foundry inglesa especialista no design de fontes corporativas. Em sua lista de clientes estão Toyota, Vodafone, Virgin e Puma, entre outros. Além de apresentar cases detalhados, Fabio falará sobre o dia-a-dia de ser typedesigner e como é trabalhar numa foundry composta por 10 pessoas, de 5 nacionalidades diferentes, atuando em conjunto em 3 países. Antes de ingressar na Dalton Maag, Fabio fundou a ByType e teve seus projetos expostos em mais de 9 países, incluindo seleção para a Zich, que reuniu apenas 18 profissionais no castelo de Santa Severa, na Itália.


22/04 (quarta) 19h | Fabio Lopez As Fontes Digitais de Simulação Caligráfica Apresentação da pesquisa desenvolvida no mestrado a respeito do processo de construção das fontes digitais de simulação caligráfica. A identificação das categorias de compreensão da forma caligráfica e o processo de construção das fontes digitais de simulação. Fontes de simulação caligráfica baseadas em referências concretas e conceituais uma hipótese metodológica.

Fabio Lopez é carioca de 1978, designer e mestre pela ESDI. Desde 1998 trabalha pesquisando e desenvolvendo fontes digitais, e tem projetos de design gráfico apresentados em exposições e publicações nacionais e internacionais (Letras Latinas, Bienal da ADG, Experimenta Design, 100% Design Tokyo, Seoul Design Week). Trabalha como freelancer em projetos de identidade, moda e ilustração, e pratica design subversivo nas horas vagas. Em 2007 aprontou uma bela confusão com o projeto War in Rio que lhe valeu 15 minutos de fama e a inimizade da cúpula de segurança do Estado do Rio. Dá aula de tipografia, fotografa, administra um blog sobre design gráfico holandês e filatelia, escreve e rabisca em seus cadernos.


23/04 (quinta) 19h | Eduilson Coan Ninfa: erros, acertos e futuro Uma constante evolução do olhar tipográfico: utilizando de projetos desenvolvidos nos últimos anos, será apresentado uma evolução na qualidade no desenho dos caracteres, erros e acertos no andamento de cada projeto. E por fim, o caminho a ser seguido no futuro do projeto da tipografia Ninfa.


24/04 (sexta) 19h | Catherine Dixon Beyond classification: finding new ways of understanding typeforms One of the most difficult decisions that designers are faced with is what typeface to choose. Many of the ways we make sense of the visual differences between typefaces have their origins in long-outdated classification systems and newer vocabularies simply don’t bring any real critical perspective to current type design practice. Here I will give an overview of my own response to the difficulties encountered in describing typeforms and the way this new approach shapes my retelling of the story of type. Following discussion of the visual organization of types, I want to share some other, more unusual ways I have found helpful in encouraging a new understanding of type as form. Approaches include type ‘life-drawing’, sponge-painting and working with the physical form of type through letterpress. Letterpress played a formative role in my own design education and I will explain how and why it continues to inform graphic design teaching at Central Saint Martins.

Catherine Dixon is a designer, writer and teacher from London. As a graphic designer her clients include Penguin Books and she was part of the D&AD award-winning team nominated for the Design Museum’s Designer of the Year for their Great Ideas series. As a writer she is a regular contributor to international design journal Eye, has written on type design for different foundries and co-authored with Phil Baines the book Signs: lettering in the environment (2003). As a teacher she has worked both inside and out of educational contexts offering typographic training and expertise. She co-ordinates events for the Friends of St Bride Library and is a Senior Lecturer in typography at Central Saint Martins where she also completed her PhD in typeform description.


23/04 (quinta) 20:30h | Ricardo Esteves Outras Fontes no mercado tipográfico Questões sobre o design de tipos como atividade profissional. Principais formatos de fontes em uso, set de caracteres e compatibilidade de idiomas, recursos de programação e compatibilidade com softwares. Serão abordados alguns diferentes modos de atuação profissional dentro da atividade. Por fim, serão apresentados casos de famílias tipográficas do projeto Outras Fontes, que obtiveram destaque no mercado internacional de tipografia digital. Em atividade desde 2006, Outras Fontes é a fundição pessoal do designer Ricardo Esteves Gomes.

Ricardo Esteves Gomes é graduado em Desenho Industrial Programação Visual pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente cursa o Mestrado em Design na Escola Superior de Desenho Industrial ESDI/UERJ. Sua atuação profissional é focada no design de tipos e no design editorial/corporativo. Desenvolve tipos digitais para licenças de uso exclusivas e não-exclusivas. Grande parte de suas produções são distribuídas por meio de revendedores internacionais como MyFonts, Ascender Corp. e T26. Suas fontes Maryam e Jana Thork foram recentemente expostas na mostra Tipos Latinos 2008. Eduilson Coan é formado em Desenho Industrial - Programação Visual pela PUCPR. Atuou em projetos tipográficos para a revista abcDesign, para o jornal O Estado do Paraná e teve sua fonte Ninfa selecionada para a mostra Tipos Latinos 2008.


quarta-feira, 8 de abril de 2009

Congresso Internacional de Pesquisa em Design

CIPED - Congresso Internacional de Pesquisa em Design.10 a 12 de Outubro de 2009 em Bauru - SP.Estão abertas as inscrições para submeter a sua comunicação individual ou em co-autoria, que abrangem todas as áreas de Investigação em Design.Deadline para submissão de artigos: 17 de AbrilO link para obter mais informações é: http://www.faac. unesp.br/ciped2009

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Chamada de Trabalhos para o 2º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável

A Universidade Anhembi Morumbi e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design sediará no Campus Morumbi, nos dias 5 e 6 de novembro próximo o 2º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS), em conjunto com o 2º International Symposium on Sustainable Design (ISSD), os dois eventos científicos mais importantes da América do Sul dedicados ao tema. 
Na organização deste Simpósio estão os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, da PUC-Rio, da Unesp-Bauru e o Núcleo de Desenvolvimento Sustentável da UFPR. A iniciativa conta ainda com o apoio da Associação de Ensino e Pesquisa de Nível Superior de Design do Brasil (AEND|Brasil); da Rede Brasil de Design Sustentável; e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP: United Nations Environmental Programme). 
O simpósio reunirá profissionais da área do design, acadêmicos, pesquisadores, bem como representantes do governo e da indústria para discutir conceitos, ferramentas e metodologias do design que contribuam com a sociedade contemporânea rumo a um desenvolvimento sustentável. A primeira edição realizada em Curitiba, no ano de 2007 <www.design.ufpr.br/sbds>, revelou uma comunidade abundante e sedenta por um espaço destinado unicamente ao debate da sustentabilidade na pesquisa em Design. 
Convidamos todos os interessados a submissão de trabalhos para apresentação até 02 de maio de 2009. 
Todas as submissões deverão ser enviadas através do e-mail <designsustentável@...>. O modelo do artigo para submissão encontra-se no arquivo anexo. Mais informações podem ser obtidas no site <https://www.anhembi.br/sbds/>. Os trabalhos aceitos serão publicados integralmente nos Anais em formato digital do 2º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS), em conjunto com o 2º International Symposium on Sustainable Design (ISSD).

SUSTENTABILIDADE
Desenvolvimento sustentável é o caminho capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. A explicação é da Rede WWF-Brasil, uma organização independente e sem fins lucrativos de conservação da natureza. Atualmente, a sigla recebe a tradução de “Fundo Mundial para a Natureza”. Para o coordenador do projeto EcoDebate, Henrique Cortez: “o desenvolvimento sustentável deve ser compreendido como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente.”

DESIGN SUSTENTÁVEL
No campo do design a sustentabilidade ganha força durante o 7º P&D – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, em 2006, realizado em Curitiba, pelo Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR. Na época, o tópico “Design Sustentável” foi um dos três temas mais discutidos entre os 650 artigos publicados nos anais do evento. Consequentemente, a necessidade de ampliar esforços para desenvolver estratégias que realmente promovam mudanças de estilo de vida tornou-se imprescindível.

Contamos e esperamos a sua contribuição!
Comissão Organizadora.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Vagas em design gráfico

1. Designer gráfico assistente:

Preferência por arquitetos-designers. Para trabalhar com design gráfico impresso, ambiental e web. 
Experiência de trabalho mínima de 3 anos.
Capacitações fundamentais: plataforma Mac. Indesign CS, Illustrator CS, Photoshop CS. 
Capacitações desejáveis (mas não eliminatórias): flash, dreamweaver, vector.

2. estagiário em design gráfico:

Estudante em penúltimo ou último ano de faculdade de design ou arquitetura (desde que deseje se direcionar para o universo de comunicação visual/design gráfico)
Preferência por estudantes de arquitetura que almejam trabalhar com design.
Para trabalhar com design gráfico impresso, ambiental e web. 
Capacitações fundamentais: plataforma Mac. Indesign CS, Illustrator CS, Photoshop CS. 
Capacitações desejáveis (mas não eliminatórias): flash, dreamweaver, vector.

Os candidatos devem enviar currículo e portfolio para: 
contato@zoldesign.com.br

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cursos sobre Cores | Universo da Cor

Universo da Cor é um centro de estudos e pesquisas que presta consultoria a empresas e oferece cursos livres, palestras e workshops sobre a percepção, composição e aplicação das cores. Mais detalhes em: http://www.universodacor.com.br

São 14 cursos, clique no nome e veja o programa dos cursos:

24.abr.09
7hs/aula (workshop em 1 dia) vivência complementar aos demais cursos
25 a 9.mai.09
16h/aula em 2 dias: 25/4 e 9/5 turma especial em 2 sábados!
8 a 9.mai.09
curso de 16hs/aula (em 2 dias)
15 a 16.mai.09
curso de 16hs/aula (em 2 dias)
21.mai.09
curso de 4hs (1 tarde)
22.mai.09
7hs/aula (curso em 1 dia) ÚLTIMAS VAGAS!
 
29 a 30.mai.09
16hs/aula (curso em 2 dias) Curso novo!
2 a 3.jun.09
curso de 16hs/aula (em 2 dias)
5 a 6.jun.09
16hs/aula (curso em 2 dias)
19 a 20.jun.09
curso de 16hs/aula (em 2 dias)